• boajovem

DESPERTA, Deus te chama



A lâmpada de Deus ainda não havia se apagado, e Samuel estava deitado no santuário do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. 4 Então o Senhor chamou Samuel. Samuel respondeu: "Estou aqui". 5 E correu até Eli e disse: "Estou aqui; o senhor me chamou? " Eli, porém, disse: "Não o chamei; volte e deite-se". Então, ele foi e se deitou. 6 De novo o Senhor chamou: "Samuel! " E Samuel se levantou e foi até Eli e disse: "Estou aqui; o senhor me chamou? " Disse Eli: "Meu filho, não o chamei; volte e deite-se". 7 Ora, Samuel ainda não conhecia o Senhor. A palavra do Senhor ainda não lhe havia sido revelada. 8 O Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi até Eli e disse: "Estou aqui; o senhor me chamou? " Então Eli percebeu que o Senhor estava chamando o menino 9 e lhe disse: "Vá e deite-se; se ele chamá-lo, diga: ‘Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo’ ". Então Samuel foi se deitar. 10 O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: "Samuel, Samuel! " Então Samuel disse: "Fala, pois o teu servo está ouvindo". I Samuel 3:3-10

Na época do sacerdote Eli, os verdadeiros adoradores eram escassos, e muitos que pregavam não tinha vida no altar, então as pessoas não se convertiam verdadeiramente. O sacerdote Eli tinha dois filhos com o coração muito longe de Deus e Eli "passava a mão na cabeça" deles, protegendo-os e fazendo "vista grossa" das coisas que eles faziam e mesmo estando com a vida "toda errada" continuavam realizando os trabalhos no altar. Assim, quando as pessoas viam o exemplo daqueles filhos não queriam participar daquilo, queriam distância.


Samuel, que tem como significado de nome "aquele que Deus ouve", era filho de uma mulher estéril, chamada Ana. Deus abriu a sua madre e em gratidão a Deus, ela entrega Samuel para servir ao Altar do Senhor. Dessa forma, Samuel cresce nesse ambiente, morando no templo, a sua vida era servir e cuidar do tabernáculo de Deus. O tabernáculo funcionava 24h por dia.


Ana não foi e disse a seu marido: "Depois que o menino for desmamado, eu o levarei e o apresentarei ao Senhor, e ele morará ali para sempre". I Samuel 1:22

Samuel escuta a voz de Deus numa época em que ninguém escutava. Quando ele escuta a voz de Deus chega a pensar que era a voz do seu sacerdote. Mas, Deus queria falar com ele, não com Eli. Deus deseja falar diretamente ao nosso coração, Ele não precisa de meios de transporte, nem de terceiros para isso.



Então, Samuel entregava a Deus tudo, era obediente e não se lastimava por não estar com a sua mãe. Mas, até que "parecia" ser um trabalho em vão porque Deus estava em silêncio, afinal os "vasos" estavam sujos, corrompidos e Samuel era o único digno, que tinha a capacidade e coração limpo para fazer aquilo que deveria ser feito de forma correta e que agradasse o coração de Deus.


Samuel foi um homem íntegro, os estudiosos teólogos falam que foi o homem da bíblia mais parecido com Jesus, pois a bíblia não fala de seus defeitos, pecados e erros, além disso Samuel não tinha um líder que pudesse seguir os seus passos, porque havia todos se rebelado contra Deus, não havia ninguém sequer.


Deus chama você, D E S P E R T A, para ser referência, seja a referência e se não existe referências na sua família, na sua rua, no seu ambiente de trabalho, ou em qualquer outro ambiente que vocês esteja, seja você.


Seja a mudança que você espera ver nas outras pessoas.


Até que um dia os filhos de Eli morrem e Eli também morre quando descobre a morte dos seus filhos, então quem assume o templo? Samuel, Deus levanta Samuel! Deus conta comigo e com você, nós precisamos ser a referência que os outros jovens precisam. Quantos jovens estão nas igrejas, levantando as suas mãos em adoração, mas fora da igreja não são o que mostram ser, mantendo uma aparência e enganando-se não a Deus, nem aos outros, mas a si mesmo.


Esta é uma geração que precisa andar, como Samuel andou. Samuel era um garoto responsável que não deixava a vela se apagar. Da mesma forma, nós somos aqueles que faremos com que a vela não se apague. Como está escrito: "No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura". Esta é a hora! Esse é o tempo e Deus está a nossa procura, Ele continua nos procurando, nos chamando.. Desperta!


" Aonde estão os Samuéis?" DESPERTA! Há uma geração esperando por nós.

Boa Jovem

Pastor Renato Dantas/ 23.03.2019

(Texto: Karine dos Anjos | Fotos: Guilherme Simões)



311 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon