Fundamento inabalável

Atualizado: 22 de mar. de 2019



Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais. "Ouçam o sonho que tive", disse-lhes. "Estávamos amarrando os feixes de trigo no campo, quando o meu feixe se levantou e ficou em pé, e os seus feixes se ajuntaram ao redor do meu e se curvaram diante dele". Seus irmãos lhe disseram: "Então você vai reinar sobre nós? Quer dizer que você vai governar sobre nós? " E o odiaram ainda mais, por causa do sonho e do que tinha dito. Depois teve outro sonho e o contou aos seus irmãos: "Tive outro sonho, e desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim". Quando o contou ao pai e aos irmãos, o pai o repreendeu e lhe disse: "Que sonho foi esse que você teve? Será que eu, sua mãe, e seus irmãos viremos a nos curvar até o chão diante de você? "

Gênesis 31:5-10


Conhecemos bem a história de José. Muito jovem Deus lhe deu sonhos que incomodava muitos os seus irmãos e por causa deste incômodo José é exposto a várias situações que exigiu dele muita paciência, esperança, perseverança e acima de tudo uma fé inabalável, que faria com que ele superasse e que apesar de todas as dificuldades e situações de traições que surgissem em sua caminhada, continuasse acreditando nos sonhos que Deus havia lhe dado.


A verdade é que todos nós temos uma montanha para escalar, seja qual for a área de nossa vida e não podemos recuar, mesmo cansados e fadigados, precisamos persistir pois sabemos que é Nele que encontramos o nosso alívio e descanso.

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Mateus 11:28



José estava fundamentado em um sonho. Ele agarrou-se nisso.. o processo pode ser muitas vezes doloroso, mas devemos nos "agarrar" em alguma coisa. Por que tanta maldade? Por que tanto ódio? Por que os irmãos de José tinham tanto ódio? O coração daqueles irmãos já estava revelado, eles só queriam as coisas para eles e ver as perspectivas promissoras de José os deixavam muito incomodados. Será que você consegue se alegrar com a felicidade do seu irmão ou do seu amigo?


Muitas vezes enfrentamos situações que nos sentimos como no "fundo do poço", então há alguém que se lembra de nós e nos tira de lá, mas assim como José logo depois de sair daquela sisterna descobre que seria vendido como escravo e quando achamos que as coisas estão melhorando, vem uma outra situação difícil.. a partir daí o caos pode ter surgido na vida de José mas também foi o início do cumprimento dos propósitos de Deus em sua vida. Creia que para tudo Deus tem um propósito e nada sai do Seu controle divino.


Lá no Egito, como escravo, José não perde a sua fé e Deus o abençoa com o dom da administração e quando José começa a ser bem sucedida e reconhecido naquilo que faz, mais uma prova surge em sua vida " a mulher de Potifá", vejamos:

Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma, exceto com sua própria comida. José era atraente e de boa aparência, e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: "Venha, deite-se comigo!"

Gênesis 39:6-7


Imagina! A mulher do senhor de José tentando-o para que traísse a Deus e ao seu Senhor! A resposta de José a tudo isso já sabemos, ele simplesmente foge. José decide não afrontar a Deus. Mesmo estando em uma terra estranha,longe de seus familiares e amigos, manteve-se firme aos seus valores. Quando ninguém está te vendo, você mantém-se firme nos fundamentos e valores de Jesus?



Não foi fácil para José tomar essa decisão,pois mesmo escolhendo fazer o certo é acusado injustamente de trair Potifá com a sua esposa, mesmo não tendo feito exatamente nada! Mesmo negando-a e fugindo! Mas, Deus que sonda os corações e tudo vê sabia o que José havia feito e logo, nem tão logo assim, porque tudo ocorre no tempo de Deus, José finalmente é exaltado naquela terra que antes havia sido o início do seu caos e passa a prosperar como Governante daquele lugar. As promessas e sonhos que Deus havia dado a José são realizadas.


Espere no tempo Dele, seja persistente e fundamente a sua Fé Nele, pois Ele é inabalável e nunca falhará com nenhum de nós.


Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu.

Hebreus 10:35-36


Pr. Renato Dantas

Boa Jovem/09.02.2019


(Texto: Karine dos Anjos | Fotos: Tainá Rodrigues)

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon