Ousado Amor

Atualizado: 2 de jan. de 2019



Então Jesus lhes contou esta parábola: "Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se".

Lucas 15 : 3 - 7


Você já ouviu falar naquele ditado popular "melhor um passarinho na mão que dois passarinhos voando?". Contudo, nem sempre a sabedoria de Deus segue aquilo que o "bom senso popular" diz que é sábio ou que é melhor de se fazer. A sabedoria e a forma de Deus agir pode ser, por muitas vezes, difícil de ser compreendida, porque Ele ama mesmo não sendo amado, Ele não revida mesmo quando é insultado ou prejudicado, Ele perdoa e esquece ofensas mesmo sendo traído e Ele entrega o Seu único filho para ter uma morte de cruz mesmo tendo o instinto de proteção e amor que todo pai tem.


A parábola da Ovelha Perdida é uma história bastante conhecida na bíblia, que resumidamente, nos conta que um pastor de ovelhas ao perder umas das cem ovelhas do seu rebanho, vai contra o "bom senso" popular, deixando as suas outras 99 ovelhas no campo e inicia uma verdadeira jornada em busca daquela única ovelha que se perdeu. Até que quando a encontra faz uma grande festa e convida seus amigos e vizinhos para festejar o retorno daquela ovelha.


Jesus ao apresentar está parábola mostra o GRANDE e OUSADO amor de Deus pelas pessoas que estão perdidas e na real, na maioria das vezes que ouvimos a história da ovelhinha perdida, nos identificamos com ela, nos vemos como verdadeiros vilões que se distanciou ou que desistiu de Deus e muitas vezes justificamos nossos atos de "rebeldia", falhas e erros por causa de pessoas, coisas ou mágoas do passado... Não tenha o pensamento da 100 ovelha, não perca mais tempo com os "velhos" erros e faça aquilo que você foi levantado para cumprir. Deus tem um propósito para sua vida.



Mas, também existe um outro ponto de vista nesta história contada por Jesus. Pensa aí qual é?


Pensou?


O segundo ponto de vista é a do Pastor, já ficou claro para todos nós que o Pastor representa nada menos que o próprio Jesus. Você já parou para pensar que ao invés de ficarmos nos identificando com a "ovelha perdida" podemos também atuar como o Pastor que procura incansavelmente pela ovelha? Já parou para pensar que você também pode carregar vidas, guiá-las até elas terem condições de andar com os seus próprios pés? Você já experimentou acreditar por alguém? Você pode e é capaz de fazer a diferença na vida de alguém.


Esse pastor que larga as suas outras 99 ovelhas e vai atrás daquela ovelha perdida, pode ser também eu e você! Quantas vezes vimos um amigo ou um familiar precisando de ajuda, mas por medo, vergonha ou preguiça não fomos até ela? Podíamos ter feito uma oração ou dar uma palavra de força e fé, mas não fizemos?


Para Deus uma única vida é tão importante, que por causa dela, Ele é capaz de voltar os ponteiros de um relógio! Por causa de uma simples oração de um Rei chamado  Ezequias (II Reis 20:11) Deus faz com que a sombra do sol retroceda 10 graus! Uau que Deus grande! Sabe, esse mesmo Deus grande e incrível pode ser também chamado de Pai e pode nos dar sinais do seu grande amor desde as coisas mais simples e pequenas, quanto as coisas mais incríveis. Não duvide, experimente!


As mais simples orações podem tocar o coração de Deus.


E voltando, para história da Ovelha Perdida, também podemos vê-la de um terceiro ponto de vista, que é o ponto de vista das 99 ovelhas que ficaram no campo, outras versões dizem que foram deixadas pelo pastor em um deserto. O "bom senso" discordaria dessa decisão do pastor.. Como deixar 99 em busca de apenas uma? O que poderia acontecer com estas ovelhas que foram deixadas sozinhas? Ele não poderia acabar perdendo-as?


Se fosse você no lugar de umas das 99 ovelhas deixadas pelo Pastor, você aguardaria a sua volta? Ou ficaria triste ou magoado por ter sido deixado para trás? Na realidade, aquelas 99 ovelhas não estavam a margem do propósito final do Pastor, mas elas também faziam parte deste propósito e é assim que devemos nos sentir como uma parte de um GRANDE propósito com uma missão bem definida. É nos sentindo assim que cumpriremos o segundo e grande mandamento dito por Jesus:


"(...) Amarás o teu próximo como a ti mesmo."

Mateus 22:39


Se uma ovelha fica sozinha e perdida no deserto, ela pode morrer de fome, sede ou frio, mas se ela estiver unida a um rebanho, por mais que esteja frio, uma aquecerá a outra até que o pastor volte. Da mesma forma somos nós que precisamos estar unidos e andarmos cuidando uns dos outros. Nós precisamos uns dos outros, até Jesus pediu oração aos seus discípulos quando estava angustiado, então, não tenha vergonha de pedir ajuda (Mateus 26:38).


Se você assim como aquela ovelha que se perdeu está sozinho, não perca mais tempo sendo a 100 ovelha, tome uma atitude e venha correndo para Aquele que te ama. Mas se você está entre as 99 aguarde e fique firme pois Ele voltará para nos buscar.


Daniella Rocha

Boa Jovem/08.12.2018


(Texto: Karine Assis | Fotos: Vinícius Castro)

159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon