Série: The Fall (2)



O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá". Gênesis 2:15-17

Sabemos o que aconteceu...Com a desobediência do homem veio o pecado e a morte. Contudo Deus em seu infinito amor encontra uma forma de voltarmos a vivermos, porque o desejo Dele era que voltássemos a vida!


Então, o Deus todo poderoso, estabelece com o seu povo uma aliança, dando lhe a oportunidade de voltarem a vida:


Disse o Senhor a Moisés: "Diga o seguinte aos israelitas: Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Não procedam como se procede no Egito, onde vocês moraram, nem como se procede na terra de Canaã, para onde os estou levando. Não sigam as suas práticas. Pratiquem as minhas ordenanças, obedeçam aos meus decretos e sigam-nos. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Obedeçam aos meus decretos e ordenanças, pois o homem que os praticar viverá por eles. Eu sou o Senhor. Levítico 18:1-5

Uau! Ele nos dá um escape! Uma chance de voltarmos a vida e de nos relacionarmos com Ele! Contudo, é preciso que o homem queira, era preciso uma DECISÃO.

E não era fácil, a lei era pesada e dura, falhas não eram aceitáveis e se ocorresse a pena era a MORTE. Então Deus pede que seja construído o tabernáculo e os sacrifícios dos animais para que assim a terra fosse purificada e o povo perdoado dos seu pecados.. Ainda assim era muito difícil cumprir aquela Lei, pelo cumprimento da Lei todos estaríamos mortos, não seriamos justificados, era praticamente IMPOSSÍVEL cumpri-la!


"Nós, judeus de nascimento e não ‘gentios pecadores’, sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado. Gálatas 2:15,16

Apenas Jesus foi capaz de cumpri-la por completa e nos ensinou a fazer isso! Ele não veio para abolir a Lei, mas veio para cumprir a Lei:


"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Mateus 5:17

Ele veio, cumpriu a Lei e morreu por nós e nós o que fazemos? Defendemos o nosso território, aquilo que foi dado e conquistado por Jesus, porque todos os dias o inimigo tentará nos roubar, mas precisamos estar firmes nesta luta.


Em II Samuel 23:8 ao 17, conta-nos a história de homens que foram chamados como "Os Guerreiros de Davi". Foram 3 homens incríveis que fizeram coisas incríveis nas batalhas, diria até que foram coisas inacreditáveis e impossíveis para homens normais. O primeiro chamava-se Jabesão, numa ocasião ele enfrentou oitocentos homens numa mesma batalha e os matou com sua lança. O segundo era Eleazar, ele esteve com Davi quando o filisteus se reuniram em Pas-Damim para a batalha e os Israelitas recuaram, mas ele manteve sua posição e feriu os filisteus até a sua mão ficar dormente e grudar na espada. O terceiro chamava-se Samá, que defendeu uma plantação de lentilhas, sozinho, enquanto o exército Israelita fugia com medo dos filisteu, ele defendeu-a e derrotou os filisteus.


Esses três homens muito experientes em guerras nos ensinam que em Deus somos mais fortes e podemos fazer coisas que vão além do possível. Existe uma luta que precisamos vencer. Quando o homem cai (Fall) entramos numa guerra, esta é a guerra contra o pecado, contra a carne, contra a nossa própria natureza que só pode ser vencida com armas espirituais.


Existe uma luta a vencer.

Só a gente sabe as lutas que precisamos vencer, geralmente são travadas no silêncio dos nossos quartos. Contudo, não estamos sozinhos, Jesus sempre estará ao nosso lado.


Mas, para aqueles que perseverarem até o fim, serão os vencedores, para vencer essa lutas muitas vezes requerem de nós:


  • Coragem para resistir ao Diabo ( Tg 4:7 "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."); como Josebe resistiu aos 800 homens.

  • Nos refugiar em sua palavra que é como um escudo ( Pv. 30:5 "Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia."). Eleazer lutou até a sua mão grudar na espada (bíblia);

  • Defender. Não podemos dar espaço para o inimigo, defenda! Defenda a cultura do céu, não se deixe levar pela cultura do mundo. Todos o dias o pecado virá para acusar e atacar, não fuja como o exercito Israelita, mas seja como Samá que defendeu a plantação aquilo que Deus havia lhe dado.


O fardo de Jesus é leve! A luta e a vitória são Dele, descanse!


Boa Jovem

Karine dos Anjos / 08.02.2020

(Texto: Karine dos Anjos)

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon