Suportando a pressão



Quando optamos por seguir os planos de Deus, as pressões vêm de todos os lados. E qual o segredo para suportar e superar isso? Fé.


A fé é a base de todas as coisas. Pela fé trilhamos os caminhos de Cristo e pela fé seremos salvos. Por isso, precisamos ter uma fé sólida, com fundamento, que sustenta tudo e não se desvia por nada. Graças a fé alcançamos qualidades incomparáveis: sentimos aquilo que não somos capazes de ver, resistimos a pressões externas e não nos deixamos influenciar. Muitas vezes somos apenas um com fé no “parquinho”, mas acredite, um é suficiente. Pois não nos cabe ser multidão quando a multidão estiver errada. Não nos cabe seguir ninguém além de Jesus.


Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo; E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

Mateus 4:1-11


É possível que sejamos como jesus: cheios do espírito santo. E mesmo assim, as pressões e tentações ainda virão. O próprio Jesus foi tentado para ser provado e aprovado, para aprender algumas lições necessárias à sua caminhada. Igualmente, nós também seremos. Então, precisamos aprender a resistir agora porque as tentações e pressões não irão parar. Mas sendo cristãos com fé sólida venceremos as tentações.


Se questione: o quanto é Deus é real na sua vida? Quem é você em Cristo?


De tanto ouvir mentira sobre nós mesmos, pelas ações do inimigo das nossas almas, às vezes, somos descaracterizados em Cristo até que não nos reconhecemos mais. O diabo faz isso para que fiquemos procurando identidades no mundo, em busca de nos encontrarmos. Porém, somos filhos amados de Deus e Ele sabe todos os detalhes sobre nós. João 1:12 nos deixa uma mensagem para ser sempre lembrada: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.”


Ao ser tentado, Jesus poderia ter aceitado todas as propostas. Contudo, isso não o faria mais filho. Só há uma coisa capaz de tornar-nos mais filho de Deus: a obediência. E a obediência sobre pressão revela quem, de fato, somos. A obediência sobre pressão prova que obedecemos por amor, que somos filhos por amor. Obedecendo sobre pressão seremos honrados e Ele enviará os anjos para nos servir. Como fez com Jesus.


Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.

Tiago 1:12


Quando Jesus foi ao deserto, Ele sabia que não estava só. O Pai estava com Ele. E o mesmo acontece conosco, pois, graças ao sacrifício, nos tornamos filhos e Deus vive em nossos corações. Ao nos tornamos filhos, cremos na verdade de Deus mais do que em todas as outras que nos foram apresentadas ao longo da vida. João 14:16-17 relata: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”.


Se Deus for sólido na sua vida, se a verdade d’Ele for a mais real para você, nada vai te abalar. Existem três noções que nos auxiliam na resistência às pressões:

1. Saber quem somos em Cristo;

2. Saber que não estamos só;

3. Saber que tudo na terra é passageiro e nosso lugar não é aqui.


Deus está sempre lutando por nós e prova que todo o nosso esforço vale a pena. Por Ele mudamos a nossa vida. Mas a fé é o início de todas as coisas. E antes de querer mudar, é preciso ter fé. Após adquiri-la, é preciso estimulá-la, alimentá-la, praticá-la, espalhá-la e usa-la.


Então, escute o que Deus fala a você. E dê a Ele um crédito de confiança. Todos os dias.



Arthur Teixeira

Boa Jovem/02.02.2019


(Texto e fotos: Tainá Rodrigues)

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon