• boajovem

Transformados de dentro para fora

Atualizado: 2 de jan. de 2019


“E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali. E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.”

Lucas 19:1-9


Você sabe o que em você precisa ser transformado? Talvez você ainda não tenha essa resposta, mas existem alguns passos que podem facilitar a sua caminhada:

1. Reconheça que precisa de transformação;

2. Pergunte a Deus o que precisa ser transformado;

3. Comece a agir.


Toda transformação exige um processo e todo processo exige uma ação. Transformação. A sua mudança não se concretiza apenas em reconhecer que precisa mudar e pedir esclarecimentos a Deus. Ela se concretiza quando você toma atitudes em direção à sua transformação. Mas eu quero mesmo ser transformado? Todos precisamos ser transformados. E se você quer ver a Deus, então você está pedindo para ser transformado. Você já começou a ser transformado desde o momento em que conheceu a Jesus.



A realidade é que ter tudo que o mundo tem a oferecer jamais será suficiente se não tivermos Deus no nosso coração. Zaqueu é um perfeito exemplo dessa afirmação. Tinha riquezas, tinha status, tinha reconhecimento. Mas não se sentia completo e decidiu agir para conhecer a Jesus. Encontrou obstáculos no caminho (a multidão que cercava Jesus) – porque todo processo de transformação perpassa por dificuldades –, mas resistiu, superou as barreiras (subiu em uma árvore) e recebeu a maior das recompensas: Jesus olhou para cima, o chamou pelo nome e disse que queria se hospedar em sua casa.


É impossível entrar na presença do Senhor e não ser transformado. E, quando decidimos nos transformar, encontramos com a barreira da multidão. Muitos vão falar, julgar, caçoar e duvidar, mas você deve seguir firme e subir na árvore. Porque Deus te conhece em cada detalhe. Ele sabe o seu falar, o seu andar, o seu pensar e, principalmente, as suas limitações. E, assim como a Zaqueu, Jesus observa o seu agir, te chama pelo nome e te pede que O hospede na mais preciosa das casas: o seu coração.


Zaqueu decidiu mudar depois que conheceu a Cristo. Reconheceu seus defeitos, pediu perdão e doou metade dos seus bens. Zaqueu ativou a transformação na vida dele, apesar de todos os pecados já cometidos. Para Jesus, não importa quem você é. Suas falhas, suas limitações, seus defeitos. Ative a transformação que estava parada em sua vida. Jesus quer você assim, pequeno e pecador, como Ele quis Zaqueu.


Quantos planos com Deus você desistiu no meio do caminho? Quantas vezes você falou palavras só porque sabia que deveria? Você não está cansado de deixar Deus na mão? Você consegue ser diferente? Você tem vergonha de Jesus? Você não ter mais forças para caminhar? O que você precisa para ser transformado?


É difícil seguir com o processo. Dói e nos tira da zona de conforto. Mas é maravilhoso persistir e perceber quem está sempre ao seu lado. Diga o que você vai fazer, trace planos com Deus e, verdadeiramente, os cumpra. Quando se sentir fraco, peça força ao nosso Pai. Se apaixone por Deus, se torne íntimo de Deus. A transformação começa dentro de você e é uma caminhada que só te fará crescer. Obviamente, existem coisas que atrapalham nossa caminhada com Cristo. Mas não se preocupe. Ele é especialista em tirá-las da estrada quando você O deixa guiar a sua vida.



Jesus não precisou pedir para Zaqueu doar os seus pertences. Ele foi tocado por Jesus e reconheceu que precisava de mudança. Quando abrimos a porta da nossa casa para Jesus entrar, aceitamos que Ele é o caminho, a verdade e a vida. Que apenas Ele irá decidir os nossos passos e nos guiar até a felicidade eterna. Aceitamos, naturalmente, agir e mudar, desde a nossa rotina até cada aspecto da nossa vida.


Precisamos mergulhar na transformação além das palavras. E em que modo está a sua transformação hoje? Desativada ou ativada?


“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”

Lucas 19:10


Lucas Silva

Boa Jovem/ 13.10.18


(Texto e fotos: Tainá Rodrigues)

121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon