• boajovem

Um corpo, muitas partes!

Atualizado: 2 de jan. de 2019


Neste último sábado (15), tivemos a visita de Jefferson Lira, Líder de Jovens da igreja MIB Parnamirim/RN, que compartilhou conosco uma mensagem incrível sobre Unidade e fomos todos cheios de uma certeza que nos revela sobre quem somos em Cristo: Um Só Corpo, com sua importância, diferenças e particularidades! Confira abaixo :)



Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer. Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.

I Coríntios 12: 11 -14


Lá na escola quando estudamos Biologia, aprendemos que a célula é a unidade estrutural do corpo humano e você deve lembrar que cada uma dessas células possuem uma função bem específica, mas trabalham de maneira integrada e cooperativa umas com as outras e juntas cumprem papéis bem particulares, formando os órgãos, tecidos e várias outras partes, que unidas formam um Só Corpo!


Por isso mesmo, que nós Filhos de Deus somos comparados a um corpo vivo em I Coríntios 12. Pois fomos todos feitos pelo Criador de formas diferentes, com funções diferentes, como as células de um corpo humano, mas para um único propósito! Nós podemos, inclusive, atuar de formas diferentes no lugar que estamos inseridos, isto pode ser no nosso ministério espiritual, na casa do nosso Pai, no trabalho ou até mesmo na faculdade. Ninguém deve exaltar-se por causa do dom que lhe foi dado, nem deve achar-se inferior por ter recebido um dom que alguns consideram menos importante. Jamais se sinta menos importante em relação a alguém, pois como está escrito em I Coríntios 12:22:  "(...) os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis."

Significado da palavra Indispensável (Dicionário Aurélio):

1. O que é absolutamente preciso;

Sabe quando um membro de um corpo sofre ou está doente todo o corpo sofre. Já experimentou ter uma dor de dente ou uma unha encravada? Todo o corpo sente! Assim também somos nós no corpo de Cristo, por isso mesmo que precisamos cuidar um dos outros. Na hora que precisar, devemos estar prontos a ajudar, socorrer e trabalhar juntos para o benefício de todos. Isso é sermos um.


Ore, abrace, abençoe alguém.


Você já parou para pensar em que membro você pode se tornar? O que tem queimado no seu coração? Saiba que já foi dado a você dons e talentos pelo Espírito Santo para o seu próprio benefício, mas também para edificação do Reino. A ninguém é dado todos os dons, nem a todos é dado um único dom. Pelo contrário, os dons são distribuídos para que haja diversidade no corpo unificado. Seria grotesco se um corpo fosse formado apenas por um cérebro ou por dedos, não é mesmo?


Você consegue compreender a importância da sua existência para o Reino? Não fique apenas sentado numa cadeira, faça alguma coisa por alguém.

O Espírito Santo é o que nos torna Um. Podemos sim sermos diferentes, podemos sim até mesmo falarmos línguas diferentes, ou nos vestirmos diferentes, contudo, quem está aqui no Brasil pode ser Um com alguém que está no Japão, na Austrália ou até mesmo na Índia. Podemos até mesmo termos culturas e costumes diferentes, mas no momento em que estamos juntos, por um mesmo propósito, tendo um só Deus e o mesmo Espírito, então somos um corpo.



Isso aconteceu de forma incrível em Atos 2, quando aqueles homens são batizados pelo Espírito Santo, a Bíblia nos conta que haviam pessoas da Mesopotâmia, da Judéia, das províncias da Ásia, entre outros lugares, mas quando eles receberam e foram cheios do Espírito Santo começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os capacitava. E todos os estrangeiros que ali estavam, os entendia em sua própria língua, se tornaram um só (Atos 2:1-11) .


O Espírito Santo foi aquele enviado por Jesus para nos ajudar com orações, conselhos, direção e entendimento. Você já foi batizado pelo Espírito Santo? Entendemos que para receber o batismo no Espírito Santo precisamos desejar e viver a expectativa de recebê-lo. Deseje ter experiências incríveis com Ele, pois Ele ainda tem muito mais para derramar na sua vida todos os dias! Amém!


Jefferson Lira

Boa Jovem/15.12.2018

Adaptações: Equipe BJ


(Texto: Karine Assis | Fotos: Daniella Rocha)

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon